sexta-feira, 25 de março de 2011

Alunos da E.M. Bernardino Pereira aprendem a importância de preservar o Meio Ambiente

Para comemorar a Semana da Água e a Semana de Conservação dos Rios da Bacia Hidrográfica do Rio Itanhaém, a Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente realizou, na última quinta-feira (17), uma palestra na E.M. Bernardino de Souza Pereira, uma das escolas que não estavam dentro do Projeto Rio Itanhaém Lixo Zero.

A palestra aconteceu na quadra poliesportiva da escola, onde foi discutida com os alunos a questão do lixo no dia-a-dia, que continua custando caro mesmo depois de ser jogado fora. De acordo com a Secretaria, a intenção é mostrar aos estudantes a importância de produzir menos lixo e reaproveitar melhor os produtos recicláveis, incluindo o lixo orgânico, na produção de adubo que serve para horta, vasos e canteiros de jardins. Também se discutiu a questão do plástico no cotidiano dos alunos, desde as sacolas plásticas até vasilhames para alimentos e garrafas pet.

Estiveram no evento mais de 100 alunos da 5ª série, que receberam a ‘Cartilha ABC do Lixo’, volume 2. Muitos destes estudantes já participaram, em 2010, do Projeto Rio Itanhaém Lixo Zero, quando estavam cursando a 4ª série. As crianças também aprenderam noções de coleta seletiva, já que a escola também recebeu um conjunto de seis lixeiras PAD, usadas para recolhimento de objetos recicláveis.

CONSERVAÇÃO DOS RIOS – Também foi mostrada aos alunos a questão dos rios da bacia hidrográfica do Rio Itanhaém, sua riqueza e abundância, já que as águas do rio serão captadas pela Sabesp e tratadas, sendo após este processo, distribuídas para outros municípios da Baixada Santista.

Para o prefeito João Carlos Forssell, palestras como esta contribuem para que o meio ambiente seja preservado. “As crianças aprendem desde cedo a separar o lixo reciclável e conservar os rios. Isso é muito importante para o futuro de nosso planeta”, acrescenta.