quarta-feira, 23 de março de 2011

Itanhaém investe na qualidade dos alimentos da merenda escolar

Em Itanhaém, a preocupação com a qualidade da merenda escolar já começa no berçário e continua até o ensino fundamental. Segundo dados coletados pelo Departamento de Merenda, diariamente são servidos, em média, sete mil lanches e 12 mil refeições.

A nutricionista do Município Maristela M. Uraguichi tem uma rotina de visitas às unidades escolares e dá orientações quanto ao cumprimento do cardápio. Tudo com a intenção de manter uma alimentação saudável, rica e nutritiva para um melhor desenvolvimento do aluno em seu âmbito escolar. “A alimentação sendo deficiente afeta a capacidade de aprender e aproveitar as novas experiências da escola, e desse modo, pode ajudar a diminuir os altos índices de evasão e repetência”, afirma.

As alimentações diárias oferecidas pela merenda escolar são servidas para 24.127 crianças, distribuídas a todas as escolas municipais, inclusive as rurais, estaduais, creches, projetos e escola indígena da Aldeia do Rio Branco.

Os alimentos são balanceados e nutritivos, de acordo com o que recomenda o Programa Nacional de Alimentação Escolar e a Recomendação Diária Alimentar, levando em consideração 350 calorias, tendo ainda de 9 a 12 gramas de proteínas para alunos da educação infantil, fundamental e escolas estaduais, e 1.300 calorias para as creches.

REFEIÇÕES - A educação integral recebe quatro alimentações por dia, sendo dois lanches e duas refeições durante todo o período escolar. Já os alunos da educação infantil e ensino fundamental recebem um lanche composto por pão com margarina ou bolacha, iogurte ou leite. No almoço são oferecidos arroz, feijão, carne ou frango, legumes, salada e sobremesa, podendo ser frutas ou gelatina.

Em caso de crianças com diabete e outras doenças, a equipe se preocupa em manter um cardápio conforme recomenda o relatório do médico. Após a entrega deste documento a comida é substituída por alimentos diet, como por exemplo, cereais e gelatinas sem açúcar.

Em todas as unidades escolares, existe uma equipe de merendeiras responsável pelo recebimento dos produtos necessários para a elaboração das refeições (perecíveis e estocáveis) e pela higiene do local (descartáveis e limpeza). As instruções são as mais precisas para que o cronograma seja seguido rigorosamente. 

Segundo Edileuza Cardoso do Nascimento, mãe do aluno Henrique Cardoso Pelle, do Pré-II da Escola Municipal Walter Arduini, é imprescindível manter a qualidade no serviço da merenda. “Ele tem só cinco anos, mas chega em casa contando o que comeu e elogiando falando que a comida é gostosa. Nós, pais, sabemos qual a refeição do dia porque o cardápio é afixado na própria escola ”. Ela ainda acrescenta. “O cheiro é tão delicioso que sinto vontade de comer também”.

O cardápio completo da merenda escolar de Itanhaém também pode ser visualizado no site da Prefeitura.

Por Camilla Mayra - Assessoria de Imprensa da Educação