quinta-feira, 24 de março de 2011

Escolas Municipais comemoram o Dia Mundial da Água

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Água, as Escolas Municipais Maria da Penha C. Sanches, Lions Clube, José Teixeira Rosas, Maria Aparecida Soares Amêndola e Maria da Conceição Luz prepararam durante toda a terça-feira (22), uma programação diferenciada e repleta de atividades que envolveram alunos nos períodos da manhã e tarde. Com a temática ‘água’, as unidades puseram em pauta sua importância no meio ambiente.

A E.M. José Teixeira Rosas trabalhou durante todo o dia com os alunos do 1º ano até a 8ª série, no projeto ‘Ecogincana de Água’, com apresentações de palestras sobre o desperdício, a demanda excessiva, a poluição e degradação do meio ambiente, e ainda, oficinas temáticas aplicadas em sala de aula, para a elaboração de cartazes e brincadeiras conscientes. No final do dia, todos dançaram com máscaras ao som da música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes.

Já as E.M. Maria Aparecida Soares Amêndola e Lions Clube organizaram passeatas pelo próprio bairro, levando com os alunos panfletos e bandeirinhas com desenhos. Durante o percurso, frases sobre a importância da preservação eram ditas simultaneamente pelos estudantes. “Aprendi a não gastar água e o valor que ela tem. No caminho, incentivamos a comunidade a preservar através de conversas e entregas de panfletos”, conta a aluna da E.M. Maria Aparecida Soares Amêndola, Thainá Nascimento Teixeira, da 8ª série.

Exposição de desenhos alusivos foi a maneira encontrada pela E.M. Maria da Penha C. Sanches, que propiciou aos estudantes discussões sobre a valorização da riqueza que possuímos, percepção dos problemas que a poluição e a falta d’água acarretam, dentre outros. “Espera-se que após o término destas atividades desenvolvidas, os alunos estejam conscientes da importância da água, e que saibam utilizá-la sem desperdícios e sem poluí-las, sendo um multiplicador em sua família e na sua comunidade”, afirma a coordenadora pedagógica, Márcia Helena Paccagnela de Picoli.

PRÓXIMOS DIAS – Para a próxima sexta-feira (25), a E.M. Eugênia Pitta Rangel Veloso está programando um dia agitado com desenhos, panfletos e exposições. Isso porque os alunos farão maquetes, fotos e cartazes com o objetivo de orientar a preservação da água e sua importância no meio ambiente.

Por Camilla Mayra - Assessoria de Imprensa da Educação